Se você é profissional liberal da área da saúde, como um médico especialista, um dentista, psicólogo, preparador físico, fisioterapeuta, nutricionista ou do bem estar como massagista e esteticista e precisa lotar sua agenda com mais consultas particulares em 2023, nós vamos te ajudar.
O marketing médico é o maior aliado dos profissionais de saúde e bem estar na conquista de pacientes particulares.
O marketing médico é um conjunto de ações aprovadas pelos conselhos regionais de medicina (CRM), de odontologia (CRO), de psicologia (CRP), de farmácia (CRF), de fisioterapia (CREFITO), de educação física (CONFEF), de enfermagem (COFEN) e pelo Conselho executivo de Normas Padrão (CENP) e são permitidas para os profissionais de saúde gerar demanda para em suas áreas de atuação.
O marketing médico digital tem seu pilar principal na distribuição de conhecimento e todo profissional de saúde que tenha uma clínica ou consultório particular deve fazer marketing médico.
O primeiro passo essencial para o marketing médico é o planejamento. Como profissional de saúde você deve, com a sua experiência, saber responder a seguinte pergunta: Quais os tipos de pessoas que mais precisam do meu atendimento? Tome um tempo para pensar nisso e coloque no papel.
Qual o tipo de paciente que mais me procura? Qual suas principais queixas? E o segundo tipo de paciente que mais me procura?
Digamos que eu sou um fisioterapeuta especializado em dores no joelho. Neste caso, provavelmente as pessoas que eu mais atendi ao longo da minha carreira são exatamente as que mais precisam do meu atendimento.
• Pessoas maduras e idosas;
• Atletas de alto rendimento como maratonistas e jogadores de futebol;
Depois de entender com quem você vai falar é hora de entender como falar com essas pessoas.
Para fazer com que os pacientes particulares cheguem até você é necessário que você chegue até eles primeiro. A melhor forma de chegar aos seus futuros pacientes é através das plataformas como Facebook, Instagram, Google e Youtube.
A principal função dessas redes sociais é atrair pessoas curiosas que possam pagar pelo nosso serviço. Neste caso existem duas hipóteses:
Se o paciente em potencial já tem esta intenção de compra definida, ele vai começar a escolher um profissional. Muito provavelmente, esta escolha vai começar pelo Google. O paciente que já tem intensão de compra vai buscar um profissional de saúde no Google e você tem que ser encontrado logo de cara.
Para aparecer logo de cara para os pacientes que buscam o seu serviço no Google, clique aqui.
Se acontecer do paciente ainda não estar totalmente decidio se vai adquirir aquele serviço médico ou simplesmente não faz ideia do que aquele procedimento pode fazer por ele, não faz ideia de como o procedimento funciona e quais são seus benefícios, você precisa falar para ele. Então bote a cara à tapa!
A melhor maneira de fazer isso que é aprovada por todos os conselhos, é distribuir informações sobre o seu serviço.
Para chamar a atenção de novos pacientes através das suas redes sociais , comece falando sobre as principais dúvidas dos seus pacientes. Toda profissão tem seus mitos, desmistifique eles! Mostre para os seus novos pacientes por quê você pegou aquele diploma e um monte de certificados. Mostrar que você domina esta área.
Se você tiver facilidade em falar, grave um vídeo de 1 minuto. Se você prefere escrever, produza um texto curto. Se quiser, misture os dois. Tem espaço para todos os tipos de conteúdo. Afinal, o Google e o LinkedIn amam textos. O Instagram e o TikTok adoram vídeos.
Use e abuse dos recuros que você tem à sua mão sem gastar nada ou gastando pouco.
Se você precisa de ajuda para chamar a atenção de potenciais pacientes que estão no Facebook e no Instagram, clique aqui.
A regra é clara, eu não contrato um profissional de saúde e bem estar que eu não confio.
Imagine a internet é como uma biblioteca gigante e imagine o Google como um robô bibliotecário superdotado e utilize isso a seu favor. O Google bibliotecário gosta de informações confiáveis para trabalhar. Dê isso à ele com o marketing médico!
A maneira mais prática e barata de dar informações sobre o seu serviço para o Google é construindo um website para profissional de saúde com blog.
Sempre que você chamar a atenção do novo paciente pelas redes sociais ou de aparecer para ele no Google, mande o paciente ele para o seu website profissional. Neste blog, fale com um pouco mais de profundidade sobre o seu trabalho. Mas não seja tão formal nem acadêmico, seja fácil de entender. Afinal, uma das principais vantagens da internet é falar com todos.
Doutor, provavelmente o que você achava que era um website, hoje não existe mais.
Antigamente, a maioria dos médicos e profissionais da saúde achavam que um website era como um folheto virtual: quem somos, visão, missão e valores. Mas isso, além de chato, nunca se provou realmente eficaz.
Hoje isso mudou.Um website estratégico para profissionais da saúde e bem estar deve fazer com que o seu o potencial paciente entenda o que você faz e realize uma ação: te seguir nas redes sociais, pegar o telefone e ligar no seu consultório, mandar uma mensagem no WhatsApp da clínica, pegar um endereço ou até mesmo preencher um formulário.
Para profissionais de saúde e bem estar que precisam de um website profissional, a Usios é uma empresa especializada na criação de websites para médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais da área da saúde.
Os websites médicos da Usios são modernos e oferecem importantes vantagens estratégicas para o marketing médico nos meios digitais.
Para saber mais sobre o serviço de criação de websites para médicos e profissionais da saúde e bem estar, clique aqui https://www.usios.com/website-saude